quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ARQUITETURA E HISTÓRIA

Coluna publicada no jornal O Diário, no dia 2 de fevereiro de 2011.


“Quero referir-me nesta coluna à arquitetura e ao patrimônio histórico. A história é a base de tudo, tudo tem a sua história. Preservando edificações antigas estamos, consequentemente, preservando e contribuindo com a história da cidade, das pessoas e das tendências construtivas da época.

Preservarmos o patrimônio histórico é respeitarmos a história de pessoas que ali viveram com sua cultura e com a arquitetura da época. Itens que serviram como base para a evolução da cidade. Isso nos remete a lembranças e fatos de determinada época, que não deve ser apagada. Como é bom caminharmos em ruas e cidades que preservam sua arquitetura de tempos passados. Isso me remete a uma reflexão, outros tempos que não voltam mais. Uma terapia para os dias atuais. Poderíamos fazer uma analogia com uma foto antiga de família, o valor que isso tem!

Quando projetamos uma edificação ela vai estar inserida em um contexto urbano. Devemos analisar seu entorno, sua tipologia, para que a edificação que nascerá ali possa entrar em diálogo com as outras existentes. A mesma harmonia formal que deve ter uma casa, ela pode ter com seu entorno urbano imediato. Se tratando de um contexto histórico, a edificação pode resgatar a tipologia existente ou pelo menos não agredir, respeitando o contexto, não criando hierarquia sobre as demais. Já projetando em um espaço onde não temos referências arquitetônicas consolidadas, podemos inserir uma nova leitura, com tendências atuais, abrindo caminho para uma arquitetura mais liberal.

Isso não é regra, mas acredito que seja importante preservarmos e respeitarmos lembranças, épocas passadas de uma cidade, onde o autor principal dessa história é o patrimônio histórico.

Gostaria com esta coluna, homenagear meu grande amigo Arquiteto Aloísio Eduardo Daudt, o maior detentor de Hamburgo Velho, Novo Hamburgo. Ele que sempre lutou pela preservação da arquitetura épica ali existente“.

Juliano Scheffel é arquiteto, CREA 139483, e dirige o escritório que leva seu nome e trata de questões relacionadas à arquitetura, paisagismo e interiores. Para entrar em contato e tirar dúvidas você pode mandar um e-mail: juliano.scheffel@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário