segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tempos modernos

Coluna assinada pelo arquiteto Juliano Scheffel e publicada no jornal O Diário, em 21de janeiro de 2011.

"Vivemos em dias, onde a correria diária aumenta cada vez mais. Muitas vezes não vemos o dia passar, o ano passar e assim sucessivamente. Nessa rotina diária cheia de tarefas, muitas vezes não nos permitimos usufruir do espaço em que moramos. Nosso ritmo acelera para conseguirmos acompanhar a tecnologia, a globalização e isso gera estresse. Passamos mais tempo no trabalho do que em casa.

Aonde eu quero chegar?
A arquitetura sofre mutações devido a essa rotina. E por isso a casa deve transmitir conforto, tranquilidade, prazer e assim permitir o merecido e necessário descanso para o dia seguinte. E essa qualidade de vida, projetada para nós, deve também ser pensada para o nosso ambiente de trabalho.

Os espaços integrados são uma característica atual do jeito de morar, onde podemos fazer nossas refeições, assistir TV e ao mesmo tempo estar com as nossas famílias. Interagindo em ambientes distintos, porém integrados podemos aproveitar mais o curto espaço de tempo que temos em nossos lares.

A arquitetura se comprime como o nosso tempo. Muitas vezes não conseguimos limpar a casa, as famílias estão cada vez menores, a vida social está em alta, o que faz com que as moradias se tornem compactas.

Cabe a nós arquitetos projetarmos espaços funcionais práticos e de qualidade de vida, que se adaptem aos dias atuais e personalizados a cada necessidade. Isso não é regra, mas sem dúvida sofremos as influências da vida contemporânea.

Quero fazer um gancho aí, com o mobiliário sob medida, que possibilita termos espaços menores e funcionais. Podemos ter ambientes pequenos, interagindo com o mobiliário que nos dá o conforto e a função a que ele se destina.
Acho de fundamental importância o mobiliário ser projetado pelo arquiteto que criou o espaço onde a harmonia espacial será a mesma.

Não interessa o tamanho dos espaços, até mesmo a verba curta que muitas vezes temos para gastar, e sim a capacidade de criação e de solução de quem projeta".


Para continuar conversando sobre Arquitetura e suas providenciais possibilidades entre em contato: arq.julianoscheffel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário